Fraude de boletos: como identificar golpes!

A fraude de boletos é uma prática criminosa cada vez mais frequente, causando grandes prejuízos para pessoas físicas e empresas. Os golpistas utilizam técnicas que podem envolver a adulteração de códigos de barras e informações bancárias para desviar o valor pago para suas contas.

Como identificar um boleto falso?

Existem algumas práticas simples que podem ajudar a identificar um boleto falso e evitar o pagamento indevido.

  1. Verifique o código de barras: confira os números do código de barras no boleto e na instituição bancária no momento do pagamento. Atente-se para que os últimos números do código de barras sejam idênticos ao valor do boleto que está sendo pago.
  2. Confira a razão social, CNPJ e destinatário: sempre verifique se os dados estão corretos no boleto e no ato do pagamento. Em caso de dados divergentes, não realize o pagamento.
  3. Boletos por e-mail: desconfie do recebimento de boletos por e-mail em situações inesperadas ou de remetentes desconhecidos.
  4. Sites e links: evite acessar sites e links suspeitos para emissão de boletos.
  5. Pagamento: realize o pagamento em aplicativos ou internet banking do seu banco. Evite o pagamento presencial, pois, dificilmente o atendente suspeitará ou analisará o boleto em busca de inconsistências.

O que fazer se suspeitar de fraude?

Se houver qualquer dúvida quanto a veracidade do boleto, não efetue o pagamento. Entre em contato diretamente com o emissor do boleto por meio de canais oficiais, como telefone ou e-mail disponíveis em canais oficiais da empresa. Evite usar os dados de contato fornecidos no boleto suspeito.

Conte com a MB!

Estamos sempre atentos à segurança dos nossos clientes. Por isso, para facilitar o pagamento e garantir mais segurança, passamos a enviar além dos nossos boletos, uma fatura com QR Code diretamente no corpo da mensagem do e-mail, assim, o pagamento pode ser realizado por QR Code de forma rápida e prática,.

Caso tenha qualquer dúvida sobre pagamentos ou precise de mais orientações, entre em contato conosco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Entre em contato